TRAJETÓRIA

Carine França é movida por uma grande paixão: promover às pessoas a descoberta do seu máximo potencial e acompanhá-las no seu processo de crescimento, rumo à realização. Contribuir para o desenvolvimento de pessoas e organizações, iluminando caminhos, fortalecendo sonhos, e potencializando resultados, tornou-se a sua missão. Vivenciar o contato com as pessoas, bem como a partilha e a troca de conhecimentos, histórias e experiências de vida, é o que faz seus olhos brilharem ainda mais intensamente. Guiada por valores sólidos, está sempre em busca de excelência, com ética, confiança, compromisso e inovação, promovendo a valorização das pessoas e das relações entre elas.

Já tendo vivenciado os dois lados da vida organizacional, como cliente e como consultora de Recursos Humanos, tem uma visão compreensiva e cuidadosa das necessidades atuais de quem busca o apoio de um profissional que atue com desenvolvimento de pessoas. Como Coach, vê ampliada a possibilidade de alcançar realização pessoal e profissional, bem como de proporcioná-la a outras pessoas, através do estabelecimento, da busca e da concretização das suas metas. De maneira ainda mais ampla, como Consultora em Treinamento e Desenvolvimento, busca sempre atuar promovendo integração, conscientização, reflexão e novas atitudes, através de trabalhos personalizados, individuais e em grupos, para o desenvolvimento de competências e papéis exercidos profissionalmente e na vida como um todo.
A Carine França – Treinamento, Desenvolvimento & Coaching nasce para concretizar esses objetivos e, de maneira agregadora e positiva, vislumbra se tornar uma referência para a área de desenvolvimento humano na Bahia e no Brasil, nos próximos cinco anos. Trata-se de um projeto cujos primeiros passos remetem a uma história de amor, dedicação, expectativas, desafios, (re)construções, aprendizados e conquistas, e cujo começo é brevemente relatado a seguir. Fica aqui um convite para que você também faça parte dessa trajetória.
  • 2002
  • ... Ainda que não tenha sido o primeiro passo, pode-se dizer que tudo começou com a escolha pela Psicologia. Mesmo que, naquela época, não estivesse muito claro o caminho a ser traçado, a motivação para investigar e trabalhar com os fenômenos que envolvem o ser humano só aumentava. Foi na prática (clínica, acadêmica e organizacional) e no lidar diariamente com as pessoas que veio a certeza de que o caminho era mesmo esse. As oportunidades e as experiências de contato com o desenvolvimento de pessoas, nas mais diversas áreas e segmentos, traziam grande satisfação pelos resultados positivos que produziam, e o brilho nos olhos só crescia.

  • 2006
  • ... Formaliza-se a primeira experiência em Recursos Humanos, no formato de um estágio profissional, que se prolongou por um ano e meio, na Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) e proporcionou o contato próximo com diversos subsistemas da área (recrutamento e seleção, planejamento estratégico, educação corporativa, treinamento e desenvolvimento).

  • 2007
  • ... Já com o grau de psicóloga pela Universidade Federal da Bahia, tem-se a oportunidade de vivenciar um trabalho junto ao Grupo de Apoio e Prevenção à Aids (GAPA), que culminou com a organização do I encontro de Jovens vivendo com HIV/Aids, e que representou uma experiência bastante intensa e enriquecedora, talvez mesmo uma das primeiras na condução de grupos de crianças e adolescentes.

  • ... Ainda neste ano, inicia-se o trabalho na área de Recursos Humanos da Vitalmed – Emergências e Urgências Médicas, que deu origem a relações extremamente positivas e a uma parceria acadêmica que se mostrou fundamental nos próximos dois anos.

  • 2008
  • Mestrado na europa Mantendo o foco e determinação para construir os próprios passos dentro da área de Desenvolvimento de Pessoas, foi aprovada em um programa de bolsas de estudo na União Europeia e ingressou no Mestrado Europeu em Psicologia Organizacional, do Trabalho e dos Recursos Humanos. Com as malas prontas, atravessou o atlântico para vivenciar dois anos intensos e únicos em crescimento e aprendizado, nos níveis pessoal, acadêmico e profissional. Tendo residido em Portugal e França, pôde experimentar o convívio com pessoas dos cinco continentes, desenvolver competências das mais diversas, trocar experiências e conhecimentos, e ter a oportunidade de ser reconhecida pelos maiores nomes da área na Europa.

  • 2010
  • Ingresso na Rede Vila Galé A vivência na Europa consolidou-se ainda mais com o retorno ao Brasil e a continuidade do trabalho de consultoria e parceria, iniciado ainda em Portugal, no Grupo Vila Galé Hotéis, e que durou aproximadamente cinco anos. E foi exatamente essa experiência, com toda a sua intensidade, amplitude e especificidade, que mais contribuiu para a solidificação da escolha profissional realizada anos antes: trabalhar para e com as pessoas, estando sempre perto delas.

  • Gestão de Pessoas Ao longo dos anos, diversos projetos na área de Desenvolvimento de Pessoas foram elaborados e conduzidos junto à Vila Galé Brasil, em parceria com diretoria de RH em Portugal. Além dos programas voltados para a Gestão de Pessoas, inúmeros treinamentos para grupos de colaboradores e para desenvolvimento de lideranças foram realizados em todas as unidades do Grupo no Brasil, que hoje contam com cerca de 1300 pessoas.

  • 2011
  • Febrap Acreditando na formação contínua e sempre com sede de mais espaços de troca e aprendizado, inicia-se, então, a formação em Psicodrama, como forma de aprofundar as técnicas de trabalho com grupos (outra grande paixão). Carine França acredita na força e no potencial dos grupos para a promoção do crescimento e do bem-estar individual e coletivo, e que é na relação entre as pessoas que isso acontece. Por isso, dedica-se com especial entusiasmo a atividades que possibilitem essa proximidade e esse encontro, no sentido mais puro da palavra, valorizando o ser humano em sua totalidade, e procurando despertar a estrela e o brilho que existem dentro de cada um.

  • 2014
  • ... Em paralelo à parceria com o Grupo Vila Galé Hotéis, iniciam-se os atendimentos a clientes de Coaching, e os grupos para desenvolvimento do papel de educador com professores do Ensino Público, em Salvador. Ambas as experiências reforçaram o desejo por ampliar o alcance e a atuação com as pessoas, fazendo surgir o projeto inicial para implantação de uma empresa de consultoria em Recursos Humanos, que pudesse atender a diferentes demandas. Após um período de planejamento, os planos foram amadurecendo e conduzindo a novos caminhos.

  • ... Com formação e experiências acadêmica e profissional diferenciadas e em nível internacional, Carine França busca sempre estar atualizada e alinhada com o que é produzido de mais recente na área de desenvolvimento de pessoas ao redor do mundo. Nesse sentido, busca a formação em Coaching de Vida e Executivo, visando atender às necessidades individuais de desenvolvimento de clientes com os mais diversos objetivos.

  • 2015
  • Surgimento da empresa Carine França Reunindo aprendizados e experiências, enfrentando obstáculos, desafios e recomeços, contando com o apoio e incentivo de pessoas essenciais, e finalmente concretizando crenças, valores e sonhos (não só profissionais, mas de toda uma vida), nasce a Carine França – Treinamento, Desenvolvimento & Coaching, com o principal objetivo de promover a pessoas e organizações o crescimento e a realização, iluminando caminhos, fortalecendo sonhos e potencializando resultados.

  • 2016
  • Devry Brasil Iniciou a formação em Orientação Profissional, de Carreira e para a Aposentadoria, buscando aprimorar ainda mais os conhecimentos e técnicas oferecidas a estudantes e profissionais em fase de escolha, “re-escolha” e transição de carreira. A partir deste aprofundamento, realizou palestras em escolas e grupos de sensibilização para a escolha profissional com estudantes do ensino público. Foi também neste ano que deu início às atividades como Coach Executiva dos alunos da pós-graduação internacional da Devry Brasil, em Salvador/BA.

  • 2017
  • Coaching em grupo Retornou à Sociedade Latino-Americana de Coaching, em São Paulo, para realizar a formação em Team Coaching (Coaching de Equipes), como forma de aprimorar o trabalho que já vem executando junto a grupos de gestores com o objetivo de desenvolver as equipes, definir metas e planos de ação, manter o foco e a motivação elevados, facilitar a comunicação e o espírito de cooperação, bem como promover desempenho de alto nível.