Depoimentos

Posso resumir o coaching com a seguinte frase: “foi muito além do que eu esperava”. Iniciei o processo de coaching com Carine visando ampliar minhas possibilidades profissionais. Mas muito além disso, foi impressionante como minhas percepções se ampliaram (sobre mim mesmo, sobre meus relacionamentos, sobre a minha forma de programar a vida e sobre minha vida profissional). Por mais que as mudanças produzidas no processo parecessem pequenas para mim no início, as consequências dessas mudanças têm me proporcionado acesso a possibilidades novas e com certeza, contribuíram bastante para um aumento da minha qualidade de vida.

Tadeu Henrique Dias dos Santos
Psicólogo, Analista de Recursos Humanos

Poderia dizer tanta coisa nesse depoimento, que nem sei direito por onde começar. O coaching, para mim, por si só, já seria uma luz brilhante no final de um túnel bastante escuro, eu diria. Mas ele não veio sozinho. Trouxe consigo alguém que, nitidamente, ama iluminar a vida das pessoas, que transformou meses cinzentos em um mar de vagalumes! Procurei o coaching após receber um péssimo feedback no trabalho, por indicação de uma tia muito querida. Após dias de busca, pela internet mesmo, já que não conhecia ninguém que pudesse me indicar alguém, localizei o perfil de Carine no Linkedin. Numa inicial empatia de sobrenomes, pura coincidência, entrei em contato, acertamos os detalhes e combinamos 15 sessões. 15 encontros com ela e comigo. Toda semana um plano de ação e a saga em cumpri-lo, por mim e por ela. Sim, por ela! Eu não queria decepcioná-la de forma alguma. As sessões passavam e eu fui descobrindo que o meu sonho de criança tinha amadurecido e agora se chama META! Fizemos, juntas, do limão uma limonada, como dizem. O retorno positivo no trabalho foi percebido em algumas poucas semanas. As pessoas do meu convívio pessoal, agora, morrem de curiosidade de saber o que é esse tal de coaching, que eu tanto falo. Dá vontade de gritar pro mundo! Bom, na minha última sessão, pela primeira vez, senti a porta bater atrás de mim e chorei, por lembrar de como cheguei ali, na certeza de que JAMAIS serei a mesma! Se acaba aqui? Não, acho que não! Como as crianças, guardarei essA vagalume num frasco, se eu sentir a vista turva mais uma vez, tiro a tampa e deixo elA voar de volta para minha vida! Obrigada à Deus, à Tia Manu e à você, Carine! Um abraço forte!

Karoline França Bastos Cunha
Advogada, futura mestre e professora

O processo de coaching foi para mim um facilitador para o alcance de muitos objetivos e metas que eu sozinha acreditava não conseguir. Ao iniciar, sentia-me como uma atleta numa prova de 21 km, mas bastante fadigada aos 17, desanimada, achando que não ia conseguir prosseguir nos projetos. Ao experimentar as sessões, eu via na minha coach aquela pessoa na arquibancada que gritava "corre, você consegue, falta muito pouco, você pode mais do que isso..." e isso foi me fazendo sentir mais forte, menos cansada, mais motivada e consegui com certeza fazer mais do que eu podia e alcançar a minha meta antes do esperado.

Tâmara Santana
Técnica Judiciária do TRT-SP

Me interessei pelo processo de Coaching assim que ouvi falar, e logo imaginei que seria o que eu precisava para me ajudar a organizar melhor, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional e não me enganei, logo no inicio do processo percebi que me ajudaria a enxergar melhor quais as minhas prioridades, necessidades, e principalmente como me planejar para executar ações e atingir minhas metas. Além disso o acompanhamento de um profissional, orientando sempre de maneira sutil a perceber quais os caminhos a seguir, foi de fundamental importância para que eu enxergasse o que realmente devia fazer para tomar minhas decisões no meu cotidiano.

Fábio Luiz Souza
Engenheiro Civil

Quando eu tive a oportunidade de fazer uma reciclagem no programa de Coaching, o LIFE COACH da SLAC, tive também a felicidade de conhecer Carine França. E ali, durante as suas falas e intervenções, percebi muito talento, postura e maturidade. Pude então lhe convidar para ser a minha Coach, uma experiência muito rica para mim, viver o papel do outro lado, ser Coachee e buscar suporte para realização da meta que estabeleci para mim durante o treinamento: enfim, materializar, colocar no “mar, o barco “do IOC – Instituto de Orientação de Carreira & Coaching. E reconheço, aqui, que fui muito feliz nessa escolha. Você me ajudou muito! A sua postura sempre proativa “amiga da minha meta”, com perguntas adequadas, nos momentos certos, e sobretudo o seu comprometimento, me fizeram ter a companhia adequada e confirmar o que já disse em artigo: Coaching é uma viagem acompanhada! Contar com você por perto é sinônimo de uma troca muito positiva e qualificada. Sucesso, Carine!!

Antonio Amorim
Coach e Consultor em Desenvolvimento Humano

Estava muito desmotivada no trabalho devido a vários fatores inerentes à equipe e aspectos pessoais. Antes do Coaching, tinha em mente que cada pessoa que trabalha numa organização tem que dar o melhor de si como profissional; era centralizadora, achava que minha equipe não era capaz de resolver os problemas diários, o que de certa forma deixava-me extremamente desestimulada. Após iniciar o Coaching, me senti num tratamento de choque, pois percebi que as respostas para meus próprios problemas se encontram em mim mesma; me ajudou a ver a vida de uma perspectiva diferente. Ações básicas que mudei e apliquei, obtive resultados esplêndidos tanto na minha equipe como na minha vida pessoal, construí metas e objetivos a curto, médio e longo prazo, por fim sinto-me uma pessoa muito mais capacitada e vejo a vida de um ângulo totalmente construtivo e proativo. Agradeço muito à minha coach, que foi a pessoa que me ajudou neste processo de reconstrução e à minha chefe por ter acreditado no meu potencial.

Elisângela Meireles
Coordenadora de Reservas do Grupo Vila Galé Hotéis - Brasil

A Carine França representou para a Vila Galé Hotéis um inestimável contributo na implementação e consolidação das políticas e práticas de RH no Brasil. A sua atitude foi invariavelmente a mesma, desde o seu estágio na sede do grupo em Portugal, até ao período em que se dedicou à área de RH nas unidades hoteleiras no Brasil: profissionalismo, dedicação, inovação, qualidade, rigor, capacidade de escuta e diálogo, cumplicidade organizacional, sentido de verdade e equidade. O seu forte enfoque nas pessoas fala dos seus valores e isso fala bem do forte valor da sua pessoa.

José António Bastos
Diretor Geral de Operações do Grupo Vila Galé Hotéis - Brasil

Diante de tantas áreas de interesse, desenvolvendo uma diversidade de atividades, compreender a melhor forma de organizar o tempo e agir em prol daquilo que é prioridade, reconhecer os pontos facilitadores e os desafios a serem enfrentados para o alcance dos objetivos é primordial para o sucesso. Entendo o sucesso como a capacidade de se superar, o bem-estar e a tranquilidade pela certeza de fazer a coisa certa pra si mesmo e o equilíbrio entre as dimensões da vida. Por isso, experienciar o coaching com uma profissional competente, sensível, ética e socialmente responsável como Carine França permitiu a clareza e segurança na tomada de decisões importantes para a minha profissão, bem como a definição de investimentos necessários para concretizar meu projeto de carreira..

Gisele Lopes
Psicóloga (CRP03/4934) e Gestalt-Terapeuta Especialista em Saúde da Família e Mestre em Saúde Comunitária

Os encontros tem sido muito enriquecedores para a nossa prática educativa. Cada temática abordada nos leva a reflexão do nosso trabalho no dia a dia. É um momento que estamos de coração aberto e nos sentimos a vontade de dizer tudo o que sentimos, o que percebemos, nos permitindo discutir, analisar os problemas, as angústias, as dúvidas, como também, relatar as experiências exitosas, os momentos de alegria e satisfação com nossos alunos. Assim, participar dos encontros tem contribuído para despertar um outro olhar em relação a realidade escolar, a importância do papel de cada um da comunidade escolar na construção de um ambiente mais harmônico e produtivo e consequentemente mais valorizado´por todos. Percebemos uma mudança positiva de comportamento dos alunos em relação ao ano passado e o envolvimento de professores no processo de tornar a escola mais acolhedora e voltada atender as demandas dos jovens da sociedade contemporânea. Obrigada Carine por nos proporcionar estes momentos de reflexão sobre a pessoa e o profissional que cada um de nós somos!

Kaliane da Silva Andrade Santos
Coordenação Pedagógica - Escola Estadual Bolivar Santana

Achei o trabalho muito relevante para o grupo de professores que tem participado. Vejo a psicologia como uma ciência para entender o pensamento humano e como nós docentes trabalhamos com diferentes pessoas precisamos estar bem para enfrentarmos a diversidade de pensamentos, atitudes, comportamentos, vícios e até patologias  que não temos o menor preparo para lidar. O trabalho de Carine me tocou pessoalmente, me fez refletir e entender a nossa prática diária,  essa reflexão em muitos momentos, fez com que enxergássemos nossos erros e acertos. O docente deveria ter sempre esse suporte da psicologia como aliada, do contrário, terá sempre dificuldade de se relacionar com os alunos, pois cada ser é único, com habilidades diferenciais, cabendo ao professor entender e despertar o melhor em cada um. A escola sempre será um referencial e o professor um mediador. O palco das intervenções de Carine nos fez rir, chorar, interpretar e até nos colocar como alunos, é muito emocionante, seu trabalho nos leva a pensar sobre a importância do professor na vida de cada aluno e o nosso papel como protagonistas, coadjuvantes e muitas vezes vilões dessa história chamada educação pública no Brasil. Obrigada, Carine! Sucesso em sua carreira!!

Rosa Vilas Bôas
Professora de Educação Física - Escola Estadual Bolivar Santana

Carine foi minha mentora no Erasmus Mundus Alumni Program. Com sua experiência pessoal no programa de mestrado Erasmus Mundus e a sua experiência com o coaching, ela me proporcionou orientação tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. Eu estava terminando o mestrado e prestes a iniciar a minha carreira, quando Carine me ajudou a definir os meus objetivos profissionais e pessoais. Ela me possibilitou identificar quais os passos necessários para me aproximar do alcance desses objetivos e, juntas, nós construímos um plano de como atingi-los. Através das sessões de mentoring semanais, via Skype, ela avaliou meu progresso e me apoiou no meu caminho para alcançar minhas metas pessoais e de carreira.

Eva Jersan
Psicóloga, Mestre em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos